Descartes deu o mote. A filosofia deste deste espaço é antes de mais dedicado ao sonho, às duvidas existênciais à escrita e ao prazer da leitura, um blog onde a actualidade não pode deixar de estar presente.




translator 翻訳 Переводчик

C V - Contador de visitas

contador de visitas para blog

PROFESSOR AGOSTINHO DA SILVA

George Agostinho Baptista da Silva (Porto, 13 de Fevereiro de 1906  -  Lisboa, 3 de Abril de 1994), foi um filósofo, poeta e ensaísta português. O seu pensamento combina elementos de panteísmo, milenarismo e ética da renúncia, afirmando a Liberdade como a mais importante qualidade do ser humano. Agostinho da Silva pode ser considerado um filósofo prático e empenhado através da sua vida e obra, na mudança da sociedade.

Dois pensamentos breves mas profundos dele:


“O grande defeito dos intelectuais portugueses tem sido sempre o só lidarem com intelectuais. Vão para o povo. Vejam o povo. Vejam como eles reflectem, como ele entende a vida, como eles gostariam que a vida fosse para eles.” 

“Podes, e deves, ter ideias políticas, mas, por favor, as «tuas» ideias políticas, não as ideias do teu partido; o «teu» comportamento, não o comportamento dos teus líderes; os interesses de «toda» a Humanidade, não os interesses de uma «parte» dela. E lembra-te de que «parte» é a etimologia de «partido».”

Professor Agostinho da Silva


Aqui deixo alguns videos com os seus pensamentos, para que possamos refectir sobre as suas palavras sábias




.


.


       se gostou da segunda parte pode ver agora a primeira ...

.

2 comentários:

  1. Lembro-me perfeitamente dessa entrevista! assim como também me lembro bem do gato amarelo que com ele vivia, seu companheiro.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, um grande homem e um livre pensador...Honra seja seja prestada sempre à sua coerênci e obra.

    abrços, António.

    ResponderEliminar

Contacto por correio electrónico

Antoniogallobar@sapo.pt