Descartes deu o mote. A filosofia deste deste espaço é antes de mais dedicado ao sonho, às duvidas existênciais à escrita e ao prazer da leitura, um blog onde a actualidade não pode deixar de estar presente.




translator 翻訳 Переводчик

C V - Contador de visitas

contador de visitas para blog

Perduraram apenas imagens

Felizes os que sabem cuidar...



Imagem Porto, século XIX - Ponte das Barcas

















Porto a cidade em que vivo e amo, é por ventura, uma das belas cidades Portuguesas; não o digo por bairrismo mas sim por convicção.

O mote para este texto que hoje aqui vos trago tem a ver com estas fotos antigas que me enviaram (os meus amigos mimam-me com estas coisas que não posso deixar de partilhar com o mundo) Fotos antigas de autores desconhecidos e têm um propósito, dar a conhecer o património que alguém achou por bem demolir.







O antigo Palácio de Cristal e a Ponte Pênsil. Esta haveria de vir a ser substituida pela magnifica ponte D. Luís I.

Dois exemplos que dão que pensar que se a nossa cidade hoje é bela, muito mais majestosa seria.



Com a construção da Ponde D. Luís I demoliram a maravilhosa  ponte Pênsil

Os nossos arquitectos sonham com novas realizações,  mas, por vezes o equilíbrio entre tendências é quiçá o busílis da questão, recuperar em vez de demolir.






Quantas vezes os ouvimos dizer que é mais caro recuperar do que construir novo de raiz, talvez tenham razão mas será apenas a questão financeira que conta.


E o legado?


Ao sairmos do nosso pequeno mundo, vemos nas velhas cidades europeias esse gosto esse equilíbrio e por isso não deixamos de ficar fascinados por elas. Para que não perdurem apenas as imagens para as gerações futuras é de extrema importância saber preservar o património que temos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Contacto por correio electrónico

Antoniogallobar@sapo.pt