Descartes deu o mote. A filosofia deste deste espaço é antes de mais dedicado ao sonho, às duvidas existênciais à escrita e ao prazer da leitura, um blog onde a actualidade não pode deixar de estar presente.




translator 翻訳 Переводчик

C V - Contador de visitas

contador de visitas para blog

Quem acabará com este triste espetáculo... a que fomos acometidos.

Estará a austeridade ferida de morte?

O FMI já vai no reconhecimento do segundo erro cometido desde 2010 na gestão da crise da dívida na zona euro. Alguns dos académicos que foram associados à austeridade distanciaram-se das opções da troika.



Estará a austeridade ferida de morte? (Reuters)
"Foi erro nosso (do Euro-grupo) dar ouvidos aos gurus dos mercados", disse esta semana Jean-Claude Juncker, primeiro-ministro do Luxemburgo, em Atenas, sem referir a que "gurus" se referia. Mas vêm à memória dois académicos da Universidade de Harvard que influenciaram os políticos europeus em 2010 - o italiano Alberto Alesina e o norte-americano Kenneth Rogoff.
O primeiro é menos conhecido do grande público, mas foi uma voz crucial na cimeira europeia de Madrid de Abril de 2010, a ponto de o artigo que apresentou perante os ministros das Finanças e o Banco Central Europeu nessa reunião ter sido citado no comunicado final.
Alberto Alesina alimentou a ideia de que a austeridade baseada em cortes da despesa pública "amplos, credíveis e decisivos" era "expansionista" e as suas ideias influenciaram depois a cimeira do G20 em Toronto em Junho desse ano. Para muitos analistas, Alesina é o verdadeiro "pai" da austeridade.


(Daniel do Rosário e Jorge Nascimento Rodrigues) Edição de 15 de Junho do Expresso

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/estara-a-austeridade-ferida-de-morte=f813980#ixzz2WMu373ve

Sem comentários:

Enviar um comentário

Contacto por correio electrónico

Antoniogallobar@sapo.pt