Descartes deu o mote. A filosofia deste deste espaço é antes de mais dedicado ao sonho, às duvidas existênciais à escrita e ao prazer da leitura, um blog onde a actualidade não pode deixar de estar presente.




translator 翻訳 Переводчик

C V - Contador de visitas

contador de visitas para blog

Tragédia no Algarve

.



.



Tragédia no Algarve




...Casa roubada, trancas na porta!
Mas caladinhos,
sem fazer ondas...




Turistas, mirones e televisão rumaram à praia, uns mais indiferentes que outros...




Tragédias infelizmente acontecem todos os dias, um pouco por todo o lado, mas a morte acontecer e logo a cinco pessoas numa bela praia do Algarve é algo que ninguém espera, ainda por cima durante férias é algo inacreditável, o meu amigo Gabriel Clemente que vive no Algarve e que é um grande fotografo destacado pela defesa e promoção do nosso país com váriadissimas publicações na Alemanha com fotos de promoção do Algarve, de imediato se colocou em campo e com a sua máquina fez alguns registos, evidentemente que aborrecido com o sucedido e porque as suas denuncias nunca são escutadas foi na altura entrevistado para a RTP só que a entrevista não saiu... Não se trata aqui de arranjar bodes expiatórios, mas tão só prevenir, para não ter que remediar.



Este nosso amigo é sem a menor duvida um defensor inequívoco da nossa terra principalmente a sua região o Algarve e por isso naturalmente denunciou`em frente ás câmaras da RTP que não seria apenas a praia Maria Luísa em Albufeira em perigo, mas que existiam outras onde seria também urgente intervir nas arribas e falésias para segurança dos utentes que como se sabe estes não maioria dos casos são absolutamente inconscientes, como facilmente se constata na foto ao lado, evidentemente que essas declarações poderiam afastar os turistas ao dizer que as pessoas corriam riscos também em outras praias algarvias onde existe risco real de derrocada mesmo com sinalização as pessoas teimam em não respeitar a lei da gravidade.



E então justamente nos interrogamos porque motivo censuraram as declarações do defensor do Algarve, porque disse o que não queriam ouvir ou porque acharam que isso não poderia de forma alguma ser dito na televisão publica, terão sido incomodas para alguém? Parece que nunca o saberemos...




Foto tirada uns dias antes da tragédia


.




... e uns dias a pós tragédia novamente com todo o seu esplendor,
sendo por isso urgente olhar para todas as outras praias
para que ninguém volte a morrer...





E esta , que espectáculo!

Moral da história:
Depois de ver esta última foto, parece que afinal ainda há alguém que não se preocupa muito como se pode ver por esta excelente fotografia e há conclusão que se chega é de que não há quem ponha mão nisto... e então devemos assistir e calar?...


Obrigado amigo Gabriel Clemente pela coragem e pelo seu testemunho e pelas suas excelentes fotos (todas as fotos aqui publicadas são da sua autoria, pelo que não devem ser utilizadas sem expressa autorização do autor), deixo um link se quiserem conhecer o trabalho deste nosso amigo (clicar aqui) .


...e que nunca se cale a sua voz nem a sua preciosa máquina fotográfica.




E agora deixo-os com as palavras do pr0tagonista da história o meu amigo Gabriel, em tom de desabafo, juntamente com a primeira foto (em cima) nos mostrava a sua justa indignação:




"... Desta rocha antes de ser demolida finalmente e não fazer mais mal a ninguém. Televisão, curiosos e turistas todos misturados num sitio que deixou tanta tristeza por não se ter feito a mais tempo o que fez agora.
"Casa roubada, trancas à porta"
Olhem que há muitos destes sítios perigosos senhores!!!!!!!!
Os turistas e em geral todos temos que nos sentirmos seguros nas nossas praias.
Numa entrevista minha dada a RTP para o Jornal da Tarde no passado sábado não passou a censura ?
Todos os sítios perigosos em vez de serem assinalados, que fosse feita a sua derrocada imediata. Os conselhos ricos do Algarve gastam tanto dinheiro com fogo de artifício e festas e não há para a segurança?O turista tem que se sentir seguro entre nós, nas nossas praias e não ter que dar banho na piscina do hotel.
CENSURA MODERNA. Ou seria que eu não tinha feito a barba?"


António Gallobar





11 comentários:

  1. Olá Gallobar!!!! Lindo praia, maravilhosa, palco de tristes e lamentáveis fatos. Infelizmente , a violência tomou conta do mundo(sem clichê). Aqui no Brasil as coisas também "não vão lá das pernas", como dizia minha avó materna, sua "patrícia". Receba minha solidariedade , tanto você como seu amigo. Cumprimente-o pelas belas fotos e pela iniciativa.
    Um abraço e meus cumprimentos a você, também.

    ResponderEliminar
  2. una pena la tragedia, mi enhorabuena a tu amigo

    ResponderEliminar
  3. Um cenário lindo que foi palco de uma tragédia e sem cuidados devidos, podem ser rfepetidos.Até quando o descaso? Lindo post!abração,chica

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Antonio!!!
    É triste...
    Realmente quando visitamos lugares assim...
    Ficamos deslumbrados a ponto de não enxergamos o que pode vir a acontecer...
    Ficamos a mercê dos perigos...
    Sua postagem não só alerta as pessoas responsáveis...
    Também...
    Alertou-me a prestar mais atenção nas paisagens novas que visito...
    Se existe algo que possa a minha volta tirar a tranqüilidade de minha família...
    Ou ate mesmo nossas vidas...
    Sou grata aos dois colaboradores desta postagem...
    Um dia feliz a vocês!!!

    Tem dois selos no meu blo te esperando

    Bjks...
    Chrys
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Olá António, não conhecia este seu blog. É a primeira vez que venho aqui. Não vou falar sobre a praia Maria Luisa. Muitos outros falarão e o que há para dizer entra pelos olhos.
    Achei curioso o título do seu blog "Penso, logo existo" o erro de Descartes. Se eu tenho a consciência que penso, essa consciência não pode fazer parte do meu pensamento. Então está fora do meu pensamento e é essa consciência que diz que eu existo. Essa consciência é o meu "Eu sou". É sobre este assunto que venho debruçando os meus estudos e lancei o meu blog.
    Gostei de partilhar consigo esta minha forma de busca do Eu.
    Um grande abraço,
    Maria Emília

    ResponderEliminar
  6. Vivo no país da impunidade e indiferença , portanto estou à vontade para escrever que isso tende a piorar, não tem volta não e sobre a RTP, é como a imprensa de todo o mundo - vendida.
    Os que corrompem a opinião pública ou que omitem verdades são tão criminosos quanto os assassinos, ladrões, e etc e etc e etc...
    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Amigo António!
    Cada vez mais me impressiono com as semelhanças entre nossos países.
    Além do nosso idioma, povo fraterno, calor humano e mulheres lindas, também somos iguais no quesito tragédias e descaso de autoridades.
    É uma pena!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  8. Fiquei estarrecida com seu texto,Antonio!Uma região tão linda,conhecida no mundo inteiro sendo palco de tão triste tragédia!E vejo que não apenas aqui as autoridades fecham os olhos!Parabéns á vc e ao seu amigo por ter tirado as fotos!Abraços,

    ResponderEliminar
  9. Rosemildo Sales Furtado disse...

    Oi António! Fiquei muito feliz com a tua visita e com o comentário que deixaste no nosso humilde espaço. Espero que voltes mais vezes, pois será sempre um prazer renovado.

    É, esse é um tipo de coisa que infelizmente acontece não só aí em Portugal, mas em toda parte do mundo, inclusive aquí no Brasil. Atualmente os donos do poder, pouco estão se importando com o que possa ou não acontecer, não só com os turistas, mas até mesmo com os nativos. Pra eles, o que importa é o dinheiro deixado pelo turista, e assim, engordarem suas contas bancárias.

    Se o monumento ou imagem é de importância cultural/ambiental e deve ser preservado(a), que seja, porém, que se instale algum tipo de proteção a fim de assegurar e salvaguardar a vida dos visitantes.

    Resta-me somente lamentar pelas vidas ceifadas e pedir a DEUS que os receba de braços abertos, os abençoe e os ilumine em suas trajetórias.

    Perdoe-me pelas baboseiras.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente ainda existem pessoas capazes de macular a beleza da vida.Parabéns pelo blog lindo! bjs

    ResponderEliminar
  11. Neste campo, bem como noutros, Portugal vai sempre na cauda da Europa. Enfim, uma tristeza!

    ResponderEliminar

Contacto por correio electrónico

Antoniogallobar@sapo.pt