Descartes deu o mote. A filosofia deste deste espaço é antes de mais dedicado ao sonho, às duvidas existênciais à escrita e ao prazer da leitura, um blog onde a actualidade não pode deixar de estar presente.




translator 翻訳 Переводчик

C V - Contador de visitas

contador de visitas para blog



Cimeira Ibero-Americana 2009 no Estoril,
a oportunidade perdida…

A forma de certo modo paternalista com que por vezes olhamos para o Brasil e de alguma forma para os restantes Países da América Latina, faz com que muitas vezes se perca a oportunidade única de olhos nos olhos nos ajudemos mutuamente a enfrentar os presentes tempos de crise mas sobretudo a falta de Valores éticos e morais, pobreza e muita violencia e tudo isto nos tem conduzido a esta situação insustentável, e vir falar nesta altura de Inovação e as Novas Tecnologias é simplesmente uma perda de tempo, numa altura em que o principal assunto que se encontra em cima da mesa é quer queiramos quer não Paz e estabilidade.

A ausência do Presidente da Venezuela marca definitivamente esta cimeira, já que este país se encontra num processo de quase conflito com os seus vizinhos da Colômbia.

Não cabe aqui nesta reflexão se gostamos das ideias de Hugo Chavez inspiradas certamente em Cuba nem tão pouco as opções políticas de Álvaro Uribe quanto à permissão de instalação em solo Colombiano de seis bases militares americanas, ou se não aceitamos que Chavez tenha ligações às Farc no Equador se estes as apoiam ou não. Como lidar com todos estes problemas, como reconhecer ou legitimar o que se passou nas Honduras recentemente ou como lidar com golpes de estado que depõem um presidente eleito. De mãos atadas todos irão repudiar num comunicado conjunto, lamentando o sucedido e reconhecendo como válidas as eleições recentemente realizadas, ninguém ousará dizer o que tem que ser dito, que é preciso em primeiro lugar repor a legalidade e depois sim, dar a vós ao povo das Honduras se for caso disso, haver uma cimeira e não ter estes protagonistas a discutir faz com que esta cimeira seja para mim a cimeira da oportunidade perdida, já que não haverá autoridade moral para obrigar ninguém a cumprir resoluções impostas por terceiros e se não forem eles próprios a negociarem um acordo que os comprometa, então nada feito de nada serve, apenas palavras e mais palavras.

Por isso não me venham falar de Novas tecnologias, falem-me de paz e de legalidade de boa vizinhança, parem de se agredirem e sobretudo respeitem-se: Venezuela, Colômbia, Honduras ou Equador sem deixar de pensar nos EUA e Cuba claro! que têm sempre um dedo nisto tudo, mesmo sem estarem presentes, façam isso a região merece o mundo merece, e já agora se o nosso governo e o nosso Primeiro-Ministro têm assim tão boas relações com Chavez, como dizem, então porque é que ele faltou? Terá sido por causa da querela com o Monarca Espanhol? Não creio mas fico com a impressão de que a XIX cimeira Ibero-Americana 2009 é de facto uma oportunidade realmente perdida pois não se faz o mais pequeno esforço para se arranjar uma formula para acabar com a pobreza que grassa, geradora de tanta violência neste mundo que vivemos.
António Gallobar

6 comentários:

  1. Não sei pouco nem muito para que serve e a quem serve esta cimeira.
    Discursos, visitas e muitas palavras. O resto fica tudo na mesma.
    O tema é actual mas não consigo entender como é que os nossos governantes dizem na TV que o país está mal e que devemos produzir mais e poupar mais...
    Depois dá nisto....Jantar de gala ou de galos...Paga zé e não perguntes nada....
    Nas despesas diarias com cada ilustre....nem é bom falar nessas matemáticas

    ResponderEliminar
  2. Ola Amigo!
    Paasei para ver como tudo anda.
    as vezes os compromissos são tantos, e não temos muito tempo para visitar.
    mas sempre voltamos.
    Valeu.
    Um grande abraço.
    Sandra

    ResponderEliminar
  3. Sabes o que te digo, António?
    Se o dinheiro gasto com cimeiras que a ninguém aproveitam fosse canalizado para quem tanto precisa, era muito melhor.
    Sim, porque nestas andanças dum lado para o outro gastam-se rios de dinheiro, e quem paga? É sempre o mesmo Zé...
    E ainda têm a lata de vir dizer que é preciso apertar o cinto! É, o cinto do povo, porque os deles cada vez precisam de mais furos.
    Que "alguém" nos valha, mas não vejo quem...

    Um resto de bom domingo (por aqui está chuvoso).

    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderEliminar
  4. Olá meu lindo amigo.
    Passei para lhe desejar uma semana de muitas realizações epaz.
    Não posso dar minha opinião ao seu texto, pois morando no Brasil não saco nada de Portugal.
    Mas te deixo um beijo e muitas energias positivas em sua vida.
    Obrigado meu lindo por sua presença em meu cantinho.
    Regina colei.

    ResponderEliminar
  5. Offtopic:
    SOS FICHA LIMPA
    Amigo, meu blog (caranovanocongresso.blogspot.com) desde sua concepção se dedica a fazer clipping que denuncie políticos corruptos e os corruptores, e a manter viva na memória de todos o cinismo corporativista dos congressistas, que perpetua corruptos denunciados naquelas casas e também as renúncias de parlamentares que assim fogem da impunidade pra permanecer elegíveis.
    Nossas leis falham, por não impedir a candidatura dessa gente.
    Resta o horror de ver isto continuar acontecendo? Resta a indignação de ver que não existe limite para estes bandidos?
    NÃO! Podemos mudar a lei, podermos limpar a política e pra isso temos um projeto popular, respaldado por mais de 1,3 milhões de assinaturas, com o objetivo de barrar a entrada na política, ou impedir a reeleição, dos chamados “Fichas Suja”.
    O Projeto de Lei (PL) 518/09 (Ficha Limpa) entregue ao Presidente da Câmara, Sr. Michel Temer, na porta da Câmara dos Deputados no dia 30/09/2009.
    Que foi engavetado e lá vai permanecer se não houver participação popular, temos que lutar pra que os excelências o tirem da gaveta e o aprovem.
    Temos que mostrar aos deputados o que queremos através de recados (emails) aos parlamentares.
    Na “Rede Bravas Gentes Brasileiras” somos (hoje) 146 membros, e temos uma capacidade ainda não testada, de multiplicar nossa ação. Aqueles que ainda não se filiaram estão convidados a se juntar à nossa rede: http://bravagentebrasileira.ning.com). Esta rede foi criada pela nossa colega e amiga Thaís Gomes. A Thais criou também um Twitter >>>> http://twitter.com/bravagenteb pra que possamos nos comunicar com mais velocidade e a qualquer tempo. Através da rede poderemos sincronizar nossos blogs para divulgar e massificar a campanha.
    Estudamos e concluímos que seria interessante se pudéssemos sincronizar uma onda de emails e “literalmente entupir a caixa de email dos excelências”. Vamos mostrar que somos capazes de mobilizar um grande número de brasileiros. Vamos provocar um TSUNAMI de emails, porque o PL 518/09 precisa ser aprovado até junho de 2010.
    Escolhemos o 1/2/2010, primeiro dia útil de trabalho(?) dos excelências, para o envio da primeira onda. Sem dúvida precisaremos marcar outras datas/ondas, porque contamos com a resistência dos deputados. Com a repercusão conseguiremos mais adesões para as ondas seguintes.
    Pra que a gente consiga esta sincronia e adesão vamos precisar da colaboração de todos.
    Conto com a confiança e o entusiasmo de todos, acredito que você será um daqueles pilares em quem poderemos nos apoiar pra que a idéia da aprovação do PL 518/09 seja bem sucedida.
    Obs.: Em meu blog tenho dicas de como enviar emails aos deputados, inclui tbm um modelo de email pra ser enviado.

    ResponderEliminar
  6. Eu penso que as cimeiras deste tipo acabam sempre por reflectir a qualidade dos dirigentes políticos que as encabeçam, mais do que o retrato dos relacionemtos históricos ou quotidianos dos vários países intervenientes.
    Infelizmente, parece-me que se chegou a um momento em que na Europa, na maior parte da América do Sul e no resto do mundo, os grandes líderes desapareceram!
    Entretanto Chavez e Juan Carlos já fizeram as pazes e esse episódio será mais um daqueles que serve para dar colorido à História do que outra coisa.
    Uma cimeira como esta em que a personagem principal, a par de Lula da Silva, acabou por ser Shakira, foi de facto um desperdício, mas que confirmou que o Brasil é já reconhecida como uma grande potência, como já há muito tempo o merecia ser!

    ResponderEliminar

Contacto por correio electrónico

Antoniogallobar@sapo.pt