Descartes deu o mote. A filosofia deste deste espaço é antes de mais dedicado ao sonho, às duvidas existênciais à escrita e ao prazer da leitura, um blog onde a actualidade não pode deixar de estar presente.




translator 翻訳 Переводчик

C V - Contador de visitas

contador de visitas para blog

Agiotagem é um crime, mas não é o único

Agiotagem segundo o dicionário, é a especulação de fundos ou mercados, com vista à obtenção de lucros exagerados, diz-nos ainda que os agiotas geralmente são procurados por pessoas que não têm crédito na praça por terem baixa renda, estarem muito endividadas ou na lista dos devedores em atraso. Justamente por trabalharem com pessoas que já estão sem alternativas, o agiota costuma cobrar juros mais altos. Esta é de uma forma geral a designação para este tipo de actividade.

Por isso não será preciso manter a boca aberta, para perceber o que nos está a acontecer.

Pasmam-se incrédulos os Portugueses ao ouvir as declarações de Jurgen Kruger representando a toika BCE/UE/FMI, falando sobre o "grande negócio" que estão para realizar chamando-lhe a isso resgate ou emprestimo a conceder às instituições Portugueses para ajudar a resolver a crise, mas será isto uma verdadeira ajuda ou será uma outra coisa, e, a diferença entre uma ajuda e a agiotagem pura e simples tem apenas a ver com isto:

5,5% a 6% de juros a cobrar, ou seja mais ou menos quatro mil milhões de euros, coisa pouca... e ainda andamos a dizer mal do FMI que nos iam cobrar de 3 a 4%, é caso para dizer, que grandes amigos nos sairam os parceiros europeus


Mas não querendo afastar-me deste assunto, também lhes digo o seguinte; já pensaram no montante



SETENTA E OITO MIL MILHÕES DE EUROS, setenta e oito mil milhões é muito dinheiro, tenho até grande dificuldade em compreender o quanto é que isso é, já tentei fazer as contas em escudos, mas a confusão é ainda maior. Peço desculpa mas não entendo, nem compreendo como é possivel alguém responsavel neste pobre país, deixar que as coisas derrapem, derrapem até cairmos neste verdadeiro lamaçal.


Alguém tenha coragem, olhem pelo povo, por uma vez.

1 comentário:

  1. Caro António,
    Isto é uma vergonha total...E demostra a falta dela que os nossos governantes têm!!!

    Abraço

    ResponderEliminar

Contacto por correio electrónico

Antoniogallobar@sapo.pt