Descartes deu o mote. A filosofia deste deste espaço é antes de mais dedicado ao sonho, às duvidas existênciais à escrita e ao prazer da leitura, um blog onde a actualidade não pode deixar de estar presente.




translator 翻訳 Переводчик

C V - Contador de visitas

contador de visitas para blog

O que será o Coltan

O meu próximo trabalho que irei desenvolver aqui neste blogue há-de chamar-se possivelmente qualquer coisa como isto:

 MORRER / MATAR PELO COLTAN,

Coltan?... ( Perguntarão vocês, esperando naturalmente a resposta).

Bom, quando me falaram nisto, confesso fiquei curioso, cheguei a casa, abri o computador, inseri no motor de busca Google essa palavrinha mágica e para meu espanto era todo um mundo desconhecido que se abria à minha frente; como era então possível nunca ter-me apercebido disto.

Este jogo é o mesmo que farei convosco hoje, apenas lhes digo que para conseguirem este simples minério se morre e se mata impunemente e todos acabamos por ser responsáveis.

Para inicio de hostilidades deixo-lhes as primeiras linhas da Wikipédia



Coltan


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coltan é um mistura de dois minerais: columbita e tantalita. Em português essa mistura recebe o nome columbita-tantalita. Da columbita se extrai o nióbio e da tantalita, o tântalo. Este último é um metal de alta resistência térmica, eletro-magnética e corrosiva e por tais capacidades seu uso é muito difundido na composição de pequenos capacitores utilizados na maioria dos eletrônicos portáteis (celulares, notebooks, computadores automotivos de bordo). O nióbio é semelhante ao tântalo além do potencial como hipercondutor. Ambos metais foram e continuam sendo fundamentais para o avanço tecnológico da comunicação portátil.



(Localização da República do Congo no continente africano)

2 comentários:

  1. Olá António
    Venho agradecer e retribuir a sua presença no "Reinventar um Portugal mais risonho". Dizer-lhe, também, que adorei conhecer os seus "espaços" e neles viajei com um imenso gosto. Obrigada pelo que nos proporciona.
    Quanto ao coltan também só descobri esta terrível realidade há relativamente pouco tempo: Enviaram-me um email com um powerpoint que também está no youtube e eu, de imediato, reenviei a uma série de pessoas. Deixo-lhe o link para o caso de não conhecer: http://www.youtube.com/watch?v=GbE-w9k3wbo
    Um abraço
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Teresa

      Conheço e irei utilizar inclusivé algumas imagens.

      Obrigada desconheica o video

      Abraço

      Eliminar

Contacto por correio electrónico

Antoniogallobar@sapo.pt